assim como se nada #15


O TEXTO ESTÁ SENDO ESCRITO
imagem de autor desconhecido



E se tudo que a gente falasse virasse um texto? E ficasse assim, escrito. Registrado na energia do universo. Quantos mil versos não usaram essa rima? Um texto curto e direto. Coerente, coeso e conexo. Um texto redundante e prolixo. Como se fosse fácil falar e nem pensar no que se está falando.

Quanto é que sobra de palavra quando a gente percebe que tudo que a gente fala de fato vira texto? Não é mais um pretexto pra criar polêmica nem motivo de discussão, afinal é um simples texto, que faz parte dessas páginas. Quantas páginas hão de ser viradas (ou acessadas) antes de vir o dia em que o texto esteja consciente de si mesmo? Falaram de todo tipo de coisa, mas alguém sabia quem estava falando?

Sinceramente, até quando? Até quando um texto vai ser desperdiçado, quando está sendo escrito, quer queira ou não queira, sim ou sim? O texto está sendo escrito. Observe as palavras que você fala e veja por si próprio. Não é exatamente da maneira que você pensava, mas por sorte é melhor.

Não há nada que você tenha a dizer de inovador, de genial, de especial, espetacular, fascinante. Mas se você não existir mais, e estiver centrado no texto, escrevendo, aí vai acontecer uma coisa. Você vai saber que não é preciso existir você para existir o falar. E que também quem está falando não pode revelar sua verdadeira identidade. Apesar disso o texto está sendo escrito. É uma ida sem volta. Uma pista sem retorno.

Observe cada linha, a beleza das palavras que você diz. Apesar de serem limitadas e se contradizerem, vão mostrar a pura realidade das coisas, que abarca todos os paradoxos. Nenhuma idéia nova, nada de original. Mas também nada de ultrapassado ou antiquado ou fora de moda. Uma roda que gira para sempre, e que pertence a quem está disposto a girar com ela.

Pensamentos, palavras, ações. O que não é texto desses três? Vão dizer que pensamentos e ações não compõem textos? Onde começa e termina a escrita? Por que tanta palavra dita? E por que tão pouca escutada? Onde está o ruído? Qual o valor da pergunta? O que é assunto?


 
Creative Commons License

[ tiagomesquita.blogspot.com ] : Creative Commons Licença 2.5 Brasil