musinematura #6


O LEITOR : STEPHEN DALDRY



Um romance pode começar quando quiser, não há exigência para isso, é mais questão de disponibilidade. Já o drama, precisa de um motivo, uma causa, um ponto de partida, que às vezes pode se dar no meio de um romance. Em O Leitor vamos encontrar uma história dentro da outra. Um passado cruzando com um futuro disponível mais à frente. Recapitulações de uma história com duas vidas a contar.

1995, Berlim, Alemanha. Ao som de piano, um ovo é servido, depois um café, para um suposto café-da-manhã. Rápido diálogo, desentendimento, olhar pela janela e expressão de quem lembra do que passou. Logo depois chove bastante, mas não molha quem vai dentro do bonde. Com exceção dos que já entraram molhados todos estão secos. Um rapaz gripado decide se levantar da cadeira. Chega a hora de descer. Agora estamos em 1958, Neustadt, Alemanha Ocidental.

O filme volta no tempo para contar a história de Michael Berg (David Kross, na juventude, e Ralph Fiennes, na idade adulta), o rapaz que desceu do ônibus, com Hanna Schmitz(Kate Winslet), a mulher que ele vai encontrar logo a seguir. Michael tem por volta de dezesseis anos, é filho de uma família burguesa, tradicional, estável, é estudante, bem instruído e está começando a subir nos primeiros degraus da maturidade. Hanna é quase o oposto. Trabalha no bonde como cobradora, não tem família, mora sozinha num apartamento minúsculo e tem no mínimo o dobro da idade de Michael.

Mas não nos deixemos confundir com a aparente diferença entre os dois. A verdade é que cada um de nós tem uma razão de se encontrar pela vida, e com Michael e Hanna não é diferente. O Leitor começa quando Michael desce do ônibus, passando mal, sob uma chuva gelada de um típico dia frio. De repente ele entra num beco e vomita. Uma mulher aparece e ajuda. É Hanna.

Pouco tempo após iniciarem um romance, Hanna recebe uma promoção no emprego e se muda sem avisar. Para Michael, Hanna é o primeiro amor. Para Hanna, Michael é sexo e algo mais. Após anos sem se verem, Michael reencontra Hanna no tribunal. Ele como estudante de Direito, acompanhando um caso com a turma da universidade, ela no banco dos réus, acusada de crimes nos campos de concentração de Auschwitz.

O Leitor é um filme forte, duro, que mexe com as emoções. A frieza dos relacionamentos, a dureza das decisões, a tristeza das memórias. Medos e segredos. Um romance cheio de drama. Mas nada de exagero. O Leitor é um drama das histórias reais da vida, com seus altos e baixos, suas inexplicações e sincronicidades. Durante todo o filme fica a sensação de algo por completar, se concretizar, chegar a um fim, algo próximo do que podemos chamar dar certo.

“As sociedades pensam que funcionam por conceitos morais, mas não.” Baseado num livro de Bernard Schlink, dirigido por Stephen Daldry e roteirizado por David Hare (dupla que também fez o filme As Horas), O Leitor revela uma Alemanha que ainda sofre os efeitos do ex-regime nazista. O filme mostra que as vítimas do holocausto estão longe de perdoar seus algozes, e mais longe ainda de condenar os verdadeiros responsáveis pelos crimes. A culpa e a justiça são pontos tocados o tempo todo, com maestria. “O que você faria se você estivesse no meu lugar?” é a pergunta-chave por trás de toda a história apresentada no filme.

Apesar da atmosfera cinzenta e do clima pesado do filme, a beleza não fica de fora, e encontra espaço para se mostrar por trás de cada pequeno gesto de Michael e Hanna. Obras clássicas da literatura, como A Odisséia, As Aventuras de Huckleberry Finn e contos de Anton Tchekhov, são lidas por Michael, para agradar Hanna, fascinada pelo mundo das histórias. Por isso o nome do filme. O Leitor conta a história de um rapaz que traduz o seu amor em leituras para a amada.

Com certeza, o mérito principal de O Leitor é mostrar como a dor é algo pequeno perto do amor. Por mais que esse amor se mostre vez outra sob uma dura casca de insensibilidade. Um belo filme retratando os estranhos desenhos que a vida pode tomar. Como se dois destinos se cruzassem para nunca mais serem os mesmos.



"Por que não começa sendo honesto comigo?"


 
Creative Commons License

[ tiagomesquita.blogspot.com ] : Creative Commons Licença 2.5 Brasil